Para visitar os Lençóis Maranhenses é preciso estar atento à temporada de chuvas. É nesse período que as lagoas enchem de água e a paisagem ganha os famosos contornos com milhares de piscinas em meio às dunas. A temporada de chuva costuma acontecer de janeiro a junho. Quanto mais chuvas no ano, mais cheias ficam as lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Assim que as chuvas diminuem de frequência, as lagoas seguem cheias e os dias são ensolarados, o que faz dos meses de junho, julho e agosto a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses. A partir de setembro, já será mais difícil encontrar lagoas com água suficiente para mergulhos. E quem visita a região depois de outubro corre grande risco de ver as lagoas já bem vazias. Entre novembro e janeiro, a situação é ainda mais crítica e apenas as lagoas perenes ficam cheias. E elas são raríssimas.
É muito importante salientar que as chuvas não obedecem a uma regra fixa e a temporada pode variar de um ano para o outro. Antes de viajar, consulte as agências de turismo locais e o ICMBio (pnlm@icmbio.gov.br) para ter certeza das condições do clima no ano vigente.
Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses - junho a agosto
A temporada de chuva nos Lençóis Maranhenses vai de janeiro a junho e atinge o auge nos meses de fevereiro a maio. É nesse período que as lagoas enchem e a paisagem se transforma em um paraíso para os turistas. Para quem deseja viajar no auge da cheia, o ideal é ir aos Lençóis Maranhenses nos meses de abril e maio. A desvantagem dos dois meses, entretanto, é a possibilidade de ainda pegar muitos dias de chuva na região. Para ter certeza de lindos dias de sol e lagoas cheias, o melhor é investir nos meses de junho, julho e agosto. Vale repetir que a temporada de chuvas não é exata e pode variar de um ano para o outro.
Pior época para visitar os Lençóis Maranhenses - novembro a abril
Os meses de novembro e dezembro marcam o auge da seca nos Lençóis Maranhenses e a chance de ver lagoas cheias é bem pequena. Para quem viaja nessa época, o recomendado é ir para a região de Santo Amaro, onde as lagoas são maiores e pode haver algumas ainda com água. Entretanto quem viaja nesse período deve investir mais nos passeios de praia, como Caburé e Atins e estar preparado para ver belas dunas, mas sem água.
Com o início da temporada de chuvas em janeiro, as lagoas começam a encher, porém os dias chuvoso podem atrapalhar os passeios. As chuvas começam a diminuir em maio, quando as lagoas já estão cheias e há maiores chances de dias de sol.
Alta temporada nos Lençóis Maranhenses
A alta temporada nos Lençóis Maranhenses acontece no mês de julho (período de férias escolares dos brasileiros) e em agosto (férias no hemisfério norte e quando a região recebe muitos turistas estrangeiros). O mês de setembro marca o início da temporada de kitesuf, o que aumenta o número de visitantes especialmente em Atins.
*Com dados do Climatempo.
Fonte: Portal Melhores Destinos
Autora: Monique Renne - Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.
Comments