top of page

Olimpíadas: quais são seus principais pontos de atenção?


Divulgação/FIVB

A um mês para o início dos Jogos Olímpicos 2016, o Rio de Janeiro ainda precisa concluir obras e metas antes de sediar o evento. Apesar da crise política, uma das maiores preocupações dos estrangeiros ainda é o surto de zika.

Alguns jornais estrangeiros, sobretudo dos Estados Unidos, têm acompanhado as crises econômica e política no País. Mas, no geral, a participação dos atletas tem mobilizado mais atenção.

“Temos recebido muitas notícias preocupantes sobre o Brasil, mas é preciso ter cuidado com o que sai na mídia para que ela não vire um canal pessimista e sirva a interesses políticos. Diziam que a Copa no Brasil seria um desastre, mas ocorreu normalmente”, diz o editor de notícias Franco Sui Yuan. Argentino filho de pais taiwaneses, Yuan mora nos Estados Unidos e aponta que os brasileiros tendem a ser mais críticos que os estrangeiros sobre os eventos no próprio país.

Mesmo assim, o medo da zika tem feito atletas desistirem de vir à competição. Quase todos homens, eles dizem estar preocupados em transmitir o vírus a parceiras. Embora a Organização Mundial de Saúde tenha afirmado que o risco de transmissão deverá cair, repórteres e espectadores têm cancelado viagens ao Brasil.

Embora a criminalidade preocupe os brasileiros, o problema não aparece com frequência na mídia internacional. Nos principais jornais de língua inglesa e francesa, as Olimpíadas costumam vir nas páginas de esporte em vez de política internacional.

Mesmo com as notícias de protestos e possibilidade de afastamento definitivo de Dilma Rousseff, o foco tem sido a preparação dos atletas mais que a sede das Olimpíadas.

Estados Unidos

Enquanto alguns se preocupam com o teor esportivo, jornais americanos analisam o quadro geral da Rio 2016. A CNN fez matéria sobre “a tempestade perfeita” que está para vir com os Jogos. O conteúdo aborda principalmente a crise política, o surto de zika e os atletas que ficarão de fora, tanto por medo do vírus, como por terem sido pegos no antidoping. Também cobra a limpeza da Baia de Guanabara para as Olimpíadas.

No New York Times a jornalista e escritora brasileira Vanessa Bárbara denuncia o estado de obras inacabadas e aborda os problemas de segurança na cidade. Foi um dos textos mais compartilhados do site do jornal.

Em resposta, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), rebateu as criticas pelo Twitter e disse que, por ser natural do estado de São Paulo, Barbara não conhecia a cidade e tinha opinião questionável. Paes também criticou a gestão de segurança pública do estado do Rio, sob gestão do PMDB.

----------------------------------------------------------------------------

*FONTE: O Povo Online - Fernando Frasão/Agência Brasil

5 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page