top of page

Entre diversas experiências, Turismo Industrial é destaque no Grande ABC


Todos nós consumimos produtos em diferentes escalas e proporções, variando apenas sua quantidade e escolhendo os mesmos de acordo com nossas necessidades. O que nem sempre está clara ou compõe nossa imaginação é a maneira pela qual tais produtos são produzidos e distribuídos até chegarem às prateleiras. Buscando a compreensão dos elementos que fazem parte das cadeias produtivas de grandes organizações, o município de São Bernardo do Campo, por meio de um programa regional, recebe visitantes e turistas para prática do chamado Turismo Industrial.

Entre admiradores de grandes potências do automobilismo a estudantes que estudam as reações de elementos e seus processos químicos, o turismo industrial se desenvolve a passos largos na região do Grande ABC, em especial na cidade conhecida como berço do sindicalismo brasileiro. Um dos mais importantes Parques Industriais em âmbito nacional, o município desenvolveu o programa turístico para que não apenas a comunidade local tivesse a oportunidade de conhecer as instalações de fábricas da região com notável relevância histórico-cultural, mas também com o objetivo de potencializar a compreensão de conteúdos e teorias vistos antes em sala de aula por estudantes dos níveis fundamental, médio e técnico, além de alunos que cursam o ensino superior nas áreas de Engenharia, Administração, Química, Física, entre outros.

A Grand Tour Viagens foi convidada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo a vivenciar o turismo industrial em duas das visitas organizadas pela Secretaria no mês de maio/2016. A agência representada por um de seus gestores teve a oportunidade de conhecer as instalações da fábrica Wheaton Brasil, líder nacional e uma das cinco maiores organizações especializadas no segmento de embalagens de vidro para a indústria farmacêutica e perfumara no mundo. Através da visita, possibilitou-se a compreensão dos processos industriais e profissionais que acompanham a fabricação de frascos e utensílios para empresas como O Boticário, Avon, Natura e Jequiti; os visitantes se encantaram ao observar os elementos se transformando do estado líquido ao sólido. Realmente incrível!

A segunda visita foi na fábrica alemã BASF We Create Chemistry, líder mundial que atua na área química desde 1865 e que é detentora de marcas como a Suvinil. O roteiro consiste em conhecer as áreas delimitadas ao visitante onde é possível conhecer o modo de produção e de trabalho. Outra possibilidade é a visita a Fundação Espaço Eco, ONG que recebe subsídios de empresas que buscam por reduzir os impactos ambientais oriundos de suas atividades, e se desenvolver de forma sustentável.

Nos moldes deste belo trabalho, empresas e destinos ao redor do mundo estudam o modelo de visitação desenvolvido através desta parceria público-privada para que um novo nicho de mercado surja, e junto com ele novas oportunidades à empresários e turistas que buscam por experiências memoráveis.

----------------------------------------------------------------------------

*Imagens disponibilizadas pela Comunicação Corporativa do Grupo Wheaton Brasil.

19 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page