top of page

Futuros Gestores de Turismo visitam Unidades de Conservação na região do Vale do Ribeira


No início deste mês (05/05), estudantes do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo, realizaram visita técnica na região do Vale do Ribeira; entre Unidades de Conservação como parques estaduais, e reservas naturais, o destino é composto por 24 municípios em meio a Mata Atlântica, reconhecido como reserva de biosfera pela UNESCO e que serve de lar a mais de 10 mil espécies da fauna e flora brasileira.

O objetivo da visita, organizada pela professora Erika Koga é enxergar as potencialidades de atrativos naturais da região, bem como elaborar pesquisa que evidencie as dificuldades de gestão e incentivo por parte do poder público e integrantes do setor privado, no entorno do Parque Estadual Caverna do Diabo no município de Eldorado e Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) no município de Iporanga.

Os futuros gestores visitaram as instalações abertas à visitação e os impactos do contato humano ao ambiente que se formou durante milhares de anos. Cavernas de beleza exuberante e rios que percorrem o vale mereceram atenção especial destes profissionais, que buscaram por informações capazes de complementar as diretrizes de conservação e desenvolvimento da atividade turística dispostas nos Planos de Manejo dos Parques, Plano Diretor de Turismo e relevância científica do local para a Espeleologia.

Além do olhar ambiental, a destinação oferece a oportunidade de resgate da cultura Étnica-Racial das comunidades quilombolas remanescentes como o Quilombo de Ivaporunduva; centenas de anos e lutas para que descendentes de escravos conquistassem o direito de constituir identidade própria são vivenciados por visitantes de diversos lugares do mundo por meio de relatos e atividades voltadas ao artesanato local, cultivo de plantas, agricultura familiar e criação de animais para subsistência da população. Tesouros que fortificam a relevância cultural destas terras, que por séculos serviram de cenário a grandes conflitos, hoje recebem turistas com o verdadeiro conceito de hospitalidade.

Os administradores da Grand Tour Viagens também partilharam a oportunidade de vivenciar uma das mais belas culturas locais do estado de São Paulo junto com os futuros gestores nesta expedição. Acreditamos que o turismo pedagógico aliado a vivencia turística na região do Vale do Ribeira é capas de modificar o homem frente a tantas atitudes impensadas e garantir que a consciência ambiental cumpra seu papel na sociedade.

Viva momentos como esse.

----------------------------------------------------------------------------

Com Marco Aurélio, Jacqueline Nicolau, Erika Koga, Alessandra Felisbino, André Matheus, Andréa Fernandes, Anna Carolina, Beatriz Rita, Damaris Castro, Diego Machado, Eduardo Morales, Gaisiely Oliveira, Izabela Borba, João Pires, Juliana Camacho, Lais Amorim, Letícia Kasahaya, Nadia Kagohara, Marcos Vinícius, Osenilton Sousa, Paulo Netto, Paulo Santos, Renan Veras, Roney Silva, Rosângela Giannini, Tamires Monteiro, Thais Macedo e Thalita Malachim.

*Imagens disponibilizadas pelos alunos envolvidos na disciplina de Turismo e Meio Ambiente 2 do IFSP, ministrada pela Profª Erika Koga.

*Inserção de material visual da Editora Horizonte e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

20 visualizações0 comentário
whatsapp.png
bottom of page