top of page

Florianópolis

Descobrindo Saint Exupéry no lar de Cruz e Sousa

Saint Exupéry

Antoine Marie Roger, conde de Saint-Exupéry, escreveu um dos mais famosos best-sellers do pós guerra,O Pequeno Príncipe (1943), uma parábola em forma de conto que coloca em xeque o ponto de vista racional dos adultos.

 

Seus romances, diários e ensaios transmitem uma filosofia de vida que pretende melhorar as relações entre as pessoas, mediante a utilização ética da técnica, além de exaltar a amizade e a fraternidade, que conduzirão até o auto sacrifício, se necessário. Seus temas têm por base suas experiências como piloto.

 

Depois de cumprir o serviço militar na Força Aérea francesa, trabalhou para linhas aéreas privadas da Europa e da América. Na primeira fase da Segunda Guerra Mundial, foi piloto de ensaios e de combate. Em 1940, juntou-se à Força Aérea dos Estados Unidos e realizou vôos de reconhecimento para os aliados.

 

Empreendeu então uma viagem à Córsega, da qual nunca regressou. Outras obras importantes são Correio do Sul (1929), Vôo Noturno (1931), Terra de Homens (1939) ePiloto de Guerra (1942).

Cruz e Sousa

João da Cruz e Sousa era Filho de Guilherme da Cruz, mestre pedreiro, e Carolina Eva da Conceição, lavadeira, ambos negros e escravos, alforriados por seu senhor, o coronel Guilherme Xavier de Sousa. Do coronel, o menino João recebeu o último sobrenome e a proteção, tendo vivido em sua casa como filho de criação.

Estudou no Ateneu Provincial Catarinense, de 1871 a 1875, onde aprendeu francês, inglês, latim, grego, matemática e ciências naturais. Aos oito anos, já recitava versos seus, em homenagem a seu protetor.

Em 1881, fundou com Virgílio Várzea e Santos Lostada, o jornal Colombo, no qual proclamavam adesão à Escola Nova (o Parnasianismo). Nesse mesmo ano, viajou pelo Brasil na Companhia Dramática Julieta dos Santos, na função de ponto. Também realizou conferências abolicionistas em várias capitais.

Partiu para o Rio de Janeiro, em 1888, onde só ficou por oito meses, por não conseguir um trabalho que o sustentasse, mas conheceu Nestor Vítor, que seria seu grande amigo e divulgador de sua obra.

Casou-se com Gavita Rosa Gonçalves, com quem teve quatro filhos. Foi nomeado praticante e, posteriormente, arquivista da Central do Brasil. Em 1894, foi diagnosticada a tuberculose que o levou para Sítio (MG), na esperança de uma melhora que não aconteceu. Postumamente, foram lançados seus livros "Evocações" (1898), "Faróis" (1900) e "Últimos Sonetos" (1905), em edições organizadas por Nestor Vítor.

FLORIANÓPOLIS

Descobrindo Saint Exupéry no lar de Cruz e Sousa

 

 

Objetivo(s) 

 

  • Estabelecer relações intertextuais entre textos literários da contemporaneidade e produções literárias de diferentes épocas.

  • Identificar efeitos de sentido e a intertextualidade em textos literários contemporâneos

  • Desenvolver a oralidade por meio da récita.

 

Conteúdo

 

  • Análise dos poema Violões que Choram de José Cruz e Sousa, assim como sua musicalidade;

  • Abordar relevância da obra O pequeno Príncipe, do escritor francês Saint Exupéry que adorava a cidade de Florianópolis.

 

Material Necessário 

  • Cópia do poema Violões que Choram;

  • Livro O Pequeno Príncipe ou resenha para ambientação sobre autor e sua obra;

 

PLANO DE VIAGEM

 

1ª etapa – Em sala

 

Nessa etapa professor, apresente o poema Violões que Choram, de José  Cruz e Sousa e o Livro O Pequeno Príncipe de Saint Exupéry. Comente sobre sua relevância literária, bem como influência nas obras brasileiras.

 

O alunos deverão criar poemas que apresentem características similares ao abordado em sala de aula para serem apresentados durante a viagem. Elabore, em conjunto com a turma, as regras que devem ser seguidas para a elaboração dos poemas a serem apresentados no sarau. A produção será individual ? Duplas? Grupo? Veja o que a turma entende como melhor caminho. Não imponha, decida junto!

 

               

2ª etapa – Viagem

 

Os cenários escolhidos para tal experiência apresentam a cidade de Florianópolis, bem como seus atrativos turístico. Incorporados a visão turística estarão pontos e marcos visitados pelo autor Saint Exupéry durante suas passagens pela cidade litorânea em suas visitas ao Brasil, bem como a Avenida que carrega o nome de uma de suas maiores obras, a AV. Pequeno Príncipe. Traços de tais visitas foram revelados por meio do trabalho de memória da professora Mônica Cristina  Correa da Fundação Saint Exupéry, da ONG Zeperri  e Doutora em Língua e Literatura Francesa pela USP.

 

Durante a viagem, ao fim do dia seria interessante a realização de um Sarau para que a visita seja marcada por um momento de entretenimento entre os alunos do curso. Sendo assim, seria retomada a leitura do poema Violões que Choram. Os alunos leriam em voz alta tal produção, atentando-os para a musicalidade dos poemas.

 

Professor, abra espaço para os alunos trazerem outros poemas que seguem a mesma linha dos poemas trabalhados. Lembre-se que os poemas escolhidos são propostas. Abra espaço para poemas de alunos. Instrumentos musicais são bem vindos.

 

3ª etapa - Avaliação em Sala

Professor, proceda a avaliação  em duas vertentes: afira a qualidade dos poemas produzidos  em relação à forma e também ao conteúdo; em segundo lugar,  leve em consideração as etapas referentes à produção de textos e a récita no sarau.

 

PONTOS A SEREM VISITADOS

 

      CITY TOUR FLORIPA

  • Jurerê Tradicional e Internacional (30 a 40 minutos)

  • Santo Antônio de Lisboa (20 a 30 minutos)

  • Mirante da Ponte Hercílio Luz (10 a 15 minutos)

  • Praça XV de Novembro, Catedral Metropolitana, Largo da Alfândega, Mercado Público, Palácio Cruz e Souza (1h)

  • Mirante da Lagoa da conceição (15 a 20 minutos)

  • Praia da Joaquina (30 a 40 minutos)

  • Praia da Barra da Lagoa com parada para almoço (2 horas)

  • Projeto Tamar (30 minutos)

 

      HIGHT POINT

  • Aeródromo e Avenida Pequeno Príncipe

  • Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa

 

O QUE ESTÁ INCLUSO?

  • Transporte em ônibus categoria Turismo;

  • Serviço de bordo na ida;

  • 02 noites de hospedagem com café da manhã;

  • Guia de Turismo credenciado (acompanhante e local);

  • Transporte receptivo na cidade em Van;

  • Ingressos para as visitas e atividades descritas no roteiro;

  • Seguro Viagem.

whatsapp.png
bottom of page